Pode contratar influenciadores para divulgar serviços médicos?

Pode contratar influenciadores para divulgar serviços médicos?
Pode contratar influenciadores para divulgar serviços médicos?

Influenciadores digitais estão em todos os ramos, inclusive na medicina. É inegável que escolhendo o influenciador correto, o resultado é imediato e grandioso. Mas será que pode realizar esse tipo de divulgação? Existem regras para esse tipo de serviço?

 

Para responder esses questionamentos, precisamos pensar melhor sobre ética e deveres na medicina. A Resolução nº 1.974/2011 do CFM, estabelece alguns critérios norteadores da propaganda dentro da Medicina, uma das proibições é a exposição de pacientes, ou seja, o médico não pode expor fotos de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo.

 

Outra regra do CFM, é a proibição da divulgação de preços de procedimentos ou modalidades aceitas de pagamento, como também, não podem divulgar descontos como forma de atrair pacientes e também não é bem visto pelo CFM assumir um tom sensacionalista, como “sou o melhor, o mais eficiente”.

 

E médicos podem contratar influenciadores para fazer propaganda?

 

Vamos por parte, uma clínica médica pode contratar influenciador para ser “garoto propaganda”, mas a celebridade não pode aparecer como paciente da clínica, ou seja, no material publicitário como post e vídeos no Instagram o famoso não pode se colocar como paciente, deve apenas apresentar/mostrar a clínica e serviços prestados.

 

Já o médico pode divulgar os seus próprios serviços em sua rede social ou em qualquer outro meio, desde que atenda a algumas regras, entre elas, informar sua especialidade e seu registro no CRM e o RQE referente à especialidade divulgada.

 

É necessário estar atento às normas e exigências do Conselho, para não sofrer consequências indesejadas.

Texto escrito por:
Marco Antonio Bruneli Pessoa
Direito Médico
Linhares / ES

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