Como devo responder às alegações de erro médico?

Como devo responder às alegações de erro médico?
Como devo responder às alegações de erro médico?

Na área da saúde, assim como em diversas outras profissões, imprevistos podem acontecer, isso é um fato. E mesmo que o profissional adote uma série de cuidados para manter-se protegido, um paciente ou familiar pode alegar a existência de um erro médico, sendo importante contar com um especialista em gestão de risco nesses momentos.

 

  • Principais tipos de erros médicos

Ao contrário do que muitos acreditam, as acusações de erro médico não se resumem apenas aos casos onde há algum descuido por parte do profissional. Na verdade, os erros médicos podem ser classificados de diversas formas:

 

  • Erros de diagnóstico: Quando o profissional erra ao não associar de forma adequada os sintomas do paciente, ou não se utiliza dos meios corretos para a sua detecção.

 

  • Erros deliberados: Os erros deliberados ocorrem quando algum procedimento que precisa ser conduzido pelo profissional com urgência para evitar que o quadro do paciente se agrave, ou o mesmo faleça, não é realizado. Também podem ser classificados como erros deliberados atrasos nas entregas dos resultados de exames igualmente urgentes.

 

  • Erros escusáveis: Esse tipo de erro surge em decorrência de uma intercorrência inesperada na recuperação ou tratamento de um paciente. Nesses casos, muitas vezes, sequer pode ser imputado um erro ao profissional, já que, o evento não decorre de culpa. Porém, é comum o paciente ou seus familiares ingressarem com ação judicial contra o profissional.

 

  • Erros inescusáveis: São classificados como erros inescusáveis aqueles que ocorrem por imperícia, negligência ou imprudência do profissional, em situações que poderiam ser facilmente evitadas, e que acabam gerando danos ou levando o paciente a óbito.

 

  • Erro de Informação: Quando o profissional deixa de prestar ou presta de forma incompleta ou equivocada as devidas informações aos pacientes acerca do diagnóstico, além dos detalhes, contra-indicações, riscos e possíveis benefícios ou malefícios do tratamento proposto.

 

  • Como um médico deve responder às alegações de erro médico?

Conforme citado acima, seja por dificuldades em lidar com uma determinada situação, ignorância em relação aos procedimentos e tratamentos realizados pelo profissional, ou de fato por erros concretos cometidos pelo médico, pacientes e familiares podem alegar erro médico, iniciando assim um processo judicial.

 

Caso isso aconteça, para se defender o profissional precisará de apoio jurídico. Procure advogados ou um escritório experiente, especializados em Direito Médico, para auxiliá-lo nesse momento delicado, bem como, procure uma assessoria especializada para diminuir os riscos de ser processado.

Texto escrito por:
Marco Antonio Bruneli Pessoa
Direito Médico
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email