Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios

Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios
Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios

Realizar um trabalho focado no gerenciamento e na prevenção de riscos médico-jurídicos é uma atitude extremamente positiva e necessária para profissionais da área da saúde e seus pacientes, afinal, esse exercício de imaginar cenários de risco e ações precisas para minimizá-los, pode garantir que profissionais da Odontologia, da Medicina e/ou da Saúde como um todo, desempenhem seu trabalho sem grandes complicações. É por isso, então, a necessidade da implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios.

 

  • Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios: Como é realizada?

Para que uma boa implantação de protocolos preventivos seja realizada, o profissional precisará do auxílio de um especialista em compliance médico, o qual irá orientar na conduta dos profissionais e adequá-la às normas vigentes dos órgãos de regulamentação. Assim, o compliance médico tem como objetivo diagnosticar problemas e apresentar soluções que se adequem aos riscos jurídicos que possam surgir durante o exercício da profissão.

 

  • Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios: Benefícios

Quando o gerenciamento de riscos à área da saúde é aplicado, consequentemente à atuação de médicos, clínicas e hospitais, está objetivando alcançar uma melhora nas práticas corriqueiras dos profissionais da saúde e de seus auxiliares, aumentando o nível de confiança da relação entre médicos e pacientes.

 

Por isso, contar com o trabalho de um especialista em assessoria jurídica preventiva para profissionais da área da saúde, dentro da complexidade que envolve as questões médicas e da saúde em geral, colabora para que o profissional esteja protegido de possíveis demandas judiciais e garante ao paciente a segurança e qualidade de um atendimento e tratamento com ações preventivas a risco.

 

  • Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios: Princípios

- Elaborar e organizar documentação médica/odontológica, bem como seus fluxos e protocolos;

- Estabelecer estratégias para lidar com pacientes insatisfeitos com procedimentos;

- Elaborar formas de promover uma rápida recuperação de valores com pacientes inadimplentes;

- Garantir que todas as normas de fiscalização da vigilância sanitária sejam cumpridas;

- Evitar a condenação em demandas éticas e/ou judiciais, entre outros.

 

  • Implantação de protocolos preventivos nas clínicas e consultórios

Implementar protocolos preventivos nas clínicas e consultórios não é tão fácil quanto pode parecer. Por isso, contar com a assessoria jurídica preventiva de um especialista para profissionais da área da saúde, colabora para que o profissional esteja protegido de possíveis demandas judiciais, especialmente no atual contexto em que vivemos, onde podemos notar uma crescente no número de ações judiciais que envolvem a atividade médica e odontológica, formando um cenário que não parece que irá se modificar em curto prazo.

Texto escrito por:
Kallas & Cruz Advogados
Escritório de Advocacia
Cotia / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email