Um dos momentos-chave na defesa em tribunal do júri são os debates, onde o criminalista pode utilizar da sua capacidade oratória e dos seus argumentos para convencer os jurados da tese defendida.
Para a defesa oral se deve elaborar um roteiro, pontuando a ordem de seus argumentos e se atentando a solenidade na construção do discurso.
A partir dos fatos, o advogado inicia as argumentações defensivas, por intermédio das provas dos autos ou pela precariedade da acusação, e somente depois insere a tese defensiva.
Apresentar aos jurados de forma clara a tese defendida, fazendo um breve resumo dos argumentos já expostos, é crucial para que o conselho de sentença tenha conhecimento do que é pedido pela defesa na hora da votação.
No final da defesa oral, o advogado deverá ler e explicar aos jurados como funciona a votação dos quesitos, quais são as consequências do voto, podendo inclusive (se quiser) finalizar com algum pensamento para reflexão.
"Quem defende não tem dia e nem hora para buscar por justiça".
Advogada combativa inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil - Estado do Paraná, sob o nº 83.484. Especialista pela Escola da Magistratura do Paraná - EMAP.
Fundadora da Euriane Ferreira Advocacia, um escritório com atendimento Full Service, que possibilita ao cliente reunir todas as demandas em um mesmo local, facilitando o trânsito de informações e reduzindo custos.
Nosso escritório conta com equipe especializada apta a atender e solucionar casos que envolvam outras áreas do direito, sendo elas: